terça-feira, 10 de julho de 2007

Pedido de ajuda

Este é um tema sério.

Na Biblioteca Nacional, e em alguns outros acervos bibliográficos existentes em Portugal e fora do país, existem livros raros que apenas estão disponíveis sob pedido especial e aos quais a larga maioria de nós nunca terá acesso.

Pensem na "Crónica D'el Rey D. João II" de Rui de Pina, que relata a história (deverei dizer Epopeia ?) dos Descobrimentos Portugueses. Eu sou de opinião que deveríamos pegar nestes livros, lê-los em Português corrente (estarão em Português do Século XVI) e deixar-nos envolver na história de Cabral, na viagem de Colombo, nas viagens de Bartolomeu Dias, contados na primeira pessoa por quem assistiu presencialmente à maioria dos episódios relatados (Rui de Pina, para além de cronista do rei, era fidalgo da corte e embaixador do Reino. Ele mesmo liderou a comitiva que negociou o Tratado de Tordesilhas em 1497).

Eu ouviria com muito interesse este cavalheiro. Mesmo sabendo que naquele tempo, ser fidalgo provavelmente significava ser um bebedolas de primeira.

Preciso de comentários neste blog sobre a vossa opinião. Pensem na Torre do Tombo, nos calhamaços quinhentistas amontoados e poeirentos, e digam-me sinceramente se não seria interessante (já para não falar "rentável") reavivar a memória lusa.

Com um projecto destes, passaríamos muito para além da Taprobana...onde quer que seja que essa porra fique.

1 comentário:

PAz disse...

Com toda a estima que me possa merecer o Professor José Hermano Saraiva, não posso deixar de concordar com a tua opinião Pata Negra. De certeza, ouvir a história de Portugal contada por quem a viveu sería deveras enriquecedor...arriscava a dizer que se nas escolas a história fosse leccionada com livros que escrevem "...e o Rei D. João II levantou-se, deu-me duas palmadas nas costas e disse-me 'vai meu bom João, e bebe uns bons canecos...que amanhã continuamos a escrever esta história'".

Um bem haja pelas fantásticas ideias desse grupo tão luminoso.

PAz